Durante a realização da cobertura do 35º Salão de Bolonha, Mario Vona, responsável pelo setor de vendas e marketing do grupo FZ SO NICK, fabricante de baterias elétricas de sal, afirmou que o futuro da mobilidade será o transporte público. “Os governos de diferentes locais precisam utilizar transportes coletivos híbridos ou completamente elétricos. Nós utilizamos esta tecnologia em diversos locais, inclusive em Roma (Itália), com uma frota de 100 ônibus elétricos com a bateria Zebra, feita com íons de sódio.” Ele esclareceu a diferença entre a bateria de íons de sódio e a de íons de lítio. “Existem muitas diferenças, a começar com o material que utilizamos, que é o sal comum, disponível em qualquer lugar. O lítio está disponível apenas em alguns locais, como na América do Sul e China. Esta bateria de sal também consegue armazenar mais energia que a de íons de lítio e é completamente isolada da temperatura externa, ou seja, ela pode ser utilizada em qualquer local desde que a temperatura não seja inferior a - 40º C e que não supere os 55º C. A bateria de lítio não funciona corretamente em temperaturas extremas”.
Mario Vona falou que existe no Brasil um projeto na usina de Itaipu com um Fiat Palio elétrico. “Nós o suprimos com a bateria Zebra”.
A Carro Online realizou entrevista com o sr. Mario Vona no 35º Salão de Bolonha. Confira a entrevista compelta em: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=6359 Por Mário Murta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário