DICA DA SEMANA 10/01/2011
DE CABEÇA FRIA
Ficar sem ar-condicionado no carro em pleno verão não dá, certo? Então, fique ligado nas dicas para manter o sistema de refrigeração funcionando numa boa.
Fique no ‘fresquinho’
O verão chegou dia 21, trazendo muito calor e fazendo com que os motoristas usem com mais freqüência o ar-condicionado. Mas tando o ‘liga e desliga’ quanto o uso intenso podem causar danos ao sistema de refrigeração, ao carro e ao bolso, caso o piloto não tome alguns cuidados. Quando o uso é muito intenso, pelo menos uma vez por semana é bom acionar o ar quente antes de desligar o possante. Essa simples medida seca o sistema e evita a proliferação de fungos e bactérias, já que o ar-condicionado fica em um local sem ventilação. Ao rodar na cidade, é bom fechar a saída de ar externa para evitar que a poeira se acumule no sistema e prejudiquea eficiência do ar-condiciondo. Mas, em caso de viagem longa, abrir a saída externa ajuda a renovar a circulação de ar dentro do carro.
Limpeza nunca é demais Mesmo seguindo todas essas dicas, a poluição na cidade costuma prejudicar o sistema, e assim, é bom que a higienização seja feita a cada seis meses. E em carangos mais antigos, com sistema de refrigeração sem filtros de ar, a limpeza da caixa de ar deve ser feita ainda com mais freqüência. Para os filtro de ar, a recomendação é que eles sejam trocados a cada 15 mil quilômetros ou um ano. Geralmente, quando o filtro está sujo é possível notar alguns sinais, como funcionamento mal, partículas sólidas sendo exaladas pelas saídas de ar ou mau cheiro.Fonte Jornal Meia Hora – autopeças – 04 de janeiro de 2011. E não esqueça: A instalação de insul-film aumenta a eficiência do ar-condicionado!
Qual a importância do aditivo do radiador?
Completar o nível de água do radiador de vez em quanto, ajuda a evitar que o motor aqueça demais, porém está longe de ser o jeito certo de cuidar do seu carro. Para começar, é preciso verificar se existe algum ponto de vazamento no radiador,verificando as mangueiras e o reservatório de expansão.
É bom lembrar que só a água não protege o motor das altas temperaturas. É indispensável usar um aditivo específico. “Além de evitar que a água ferva ou congele, o líquido de arrefecimento protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento”, lembra Cláudia Cavadas, gerente de tecnologia e qualidade assegurada da Castrol.
A proporção da mistura com água está na própria embalagem do produto. É importante respeitar essa indicação para preservar ao máximo a durabilidade do sistema de arrefecimen to – e para não prejudicar seu funcionamento adequado.
Essa combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação”, explica a gerente.
Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante no verão, que coincide com as férias de fim de ano, viagens e engarrafamentos. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de sobreaquecimento do motor.
Para quem percorre grandes percursos o sistema de escapamento, principalmente o silencioso dura muito mais. Combustível de má qualidade e o próprio catalisador, produz água, sendo assim, para os veículos que rodam poucas distâncias o sistema não esquenta o suficiente para evaporar a água que acumula no seu interior da descarga. Já quem roda 30, 40km o calor produzido pelo motor e repassado ao escapamento protege todo o sistema, já que a corrosão acontece de dentro para fora.
De repente, o carro começa a roncar mais forte, ou parece ter perdido um pouco da força. É bem provável que o escapamento esteja com alguma avaria. Como tudo que faz parte de um veículo, esse circuito de tubos que se estende do cofre do motor até o fim do assoalho também sofre desgaste ao longo do tempo.
Claro que aqueles cuidados básicos, como passar devagar por lombadas e valetas, ajudam muito a evitar que os canos sofram pancadas ou mesmo raspões. Mas é preciso estar atento a outros detalhes danosos. “Combustível de má qualidade é um veneno para o sistema. A quantidade de água, solvente e sabe lá mais o quê que colocam no álcool e na gasolina corrói rapidamente as paredes internas do tubo. A parte mais afetada é o silencioso, que esquenta menos e acumula mais líquidos não queimados pelo motor”, explica Carlos Guedes, gerente da Pneus Linhares.
Fonte: Revista Auto Esportes http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI124801-10337,00.html
SEM VACILAÇÃO!
Bomba de combustível exige muita atenção para não te deixar na mão. Veja na comunidade siscap a dica da semana que diz os cuidados a se tomar.
Vacilar com ela pode custar caro. Todo cuidado é pouco
Dificuldades na hora de dar a partida no motor (principalmente quando ele está frio), perda de potência, muito barulho no bombeamento de combustívele até mesmo, a parada repentina são alguns dos problemas que você pode ter se não cuidar direitinho da sua bomba de combustível. Por isso, vale ficar atento e seguir algumas dicas.
A primeira é simples, na ilusão de poupar dinheiro alguns motoristas acabam usando combustível de má qualidade, o que prejudica a bomba. Outra dica é fazer a manutenção correta. Por isso especialistas recomendam a troca do filtro de combustível a cada 20 mil quilômetros para carros a gasolina e 10 mil para movidos a etanol “álcool” ou flex. Também é bom conferir o estado de conservação do pré-filtro, (peça que fica na base da bomba) a cada seis meses.
Os motoristas que usam GNV precisam redobrar o cuidado. Como alguns tipos de bomba ficam dentro do tanque, dependem da presença de combustível ao seu redor para que possam ser refrigeradas. Deve-se utilizar 20% da quilometragem rodada com o combustível original do carro. Gasolina, etanol ou a mistura no caso de veículos flex.
Fonte Jornal Meia Hora – autopeças – 19 de outubro de 2010.
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